.

sábado, 7 de maio de 2011

NÃO PERDEMOS... TORNAMOS-NOS ALBATROZES!

  Hoje percebi que não há grilhões densos o bastante para conter o espírito de um povo sabedor de seus direitos e indignado por ter que usar a força para, minimamente, garanti-los. A intensidade dos desafios ultrapassados – falo da greve dos funcionários público-municipais santa-cruzenses – e das lutas diárias cujo objetivo foi o de (re) encontrar a dignidade, teve, momentaneamente, suas asas aparadas; contudo não há quem possa ou tenha o poder suficiente para amputá-las definitivamente: elas voltarão a crescer... Semelhante ao albatroz baudelaireano preso ao convés da nau de seus algozes (onde tinha de respeitar o limite de apenas andar e, por conta disso, ser atormentado com risos e deboches por ser desajeitado no chão), também não suportamos mais o assoalho desse navio imundo, já que conhecemos juntos o CÉU e a envergadura das asas que temos para ganhá-lo. Abramo-las imponentes, pois o azul celeste nos provoca a alçar voos ainda mais altos; celebramos por, agora, sabermos disso e deixemos de ser humilhados por esses piratas que nos saqueiam e roubam-nos as “penas”...
  Enfim, confesso ao mundo que chorei, mas de orgulho dos albatrozes que voaram alto e resistiram comigo... Obrigado!

** Dedico esse pequeno texto a todos os colegas que tiveram a coragem e a sabedoria de unirem forças contra a arrogância ditatorial de nossos administradores munícipes. Cito também, em especial, – e é justo que o faça! – alguns amigos de luta: Rodrigo, pelo equilíbrio que nos uniu em um ambiente tomado por emoções e razões variadas; ao Mauro, detentor de uma sensibilidade rara em perceber a energia contida nos ritmos inflamados dos discursos; ao Adriano, o mais sóbrio e um dos mais sábios entre nós; ao Rafael, estudante de História e colega de trabalho (primeiro por ter vaiado o Dep. “To me lixando...”, em momento oportuno; segundo por ter me presenteado com um raro volume de Marcel Proust – magnífico!); e por último, mas não menos importante, ao nosso líder sindical, Almada, por ser o grande mestre dos discursos e nosso mais importante membro da causa.

8 comentários:

  1. É também acho que as lutas devem continuar. Não devem desistir mesmo. Infelizmente, não poderíamos esperar comportamento diferente do mostrado pela administração pública municipal... o discurso do dep "estou me lixando para a opinião pública", já demonstra a arrogância e descaso com que tratam a população. Mesmo assim, não se deve desistir. Os trabalhadores devem lutar por seus direitos, custe o que custar.

    Abraços e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Caro Dilso, sei um pouco do que vc discorre no teu texto, como sou funcionário público aqui em Recife, todo ano é a mesma coisa, a luta inglória por melhores condições e o descado do Governador em não dá melhores condições para os funcionários, mas creio que é melhor morrer lutando do que viver na omissão.

    Ótimo texto e valeu pelo comentário na entrevista da Cissa, um abração pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Dilsão parabens pelo texto amigo e pela coragem de dar a cara à tapa! Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Texto forte e mostrando a que veio..Vim agradecer o carinho no ping-pong da Emilia! abraços,chica

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Dilso, muito obrigado pela referência e pelo e-mail. Durante a tarde eu estava te escrevendo um baita de um recado, mas de repente apagou porque apertei uma tecla por engano. De qualquer forma, desejo que a leitura de Proust seja uma experiência profunda na tua vida intelectual e mesmo pessoal. Tu certamente não serás mais o mesmo depois de Proust, como eu considero que significou para mim. Tomara que consigamos vitória para nós funcionários públicos, porque lutamos!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o teu texto meu irmão de luta e de vida tu és pequeno só em estatura,mas em todo o resto és um gigante tenho orgulho de ti e de lutar ao teu lado.

    ResponderExcluir
  7. Querido Dilso,
    Albatrozes, sim! E que saída mais linda que deste por esta paragem! Texto, dedicatória - impecáveis! Aqui em Florianópolis, as eleições são o que sempre foram, são Florianas... aí tu imaginas, nada diferente das daí. E greve é sempre nervos na pele.
    Sobre teu belo comentário: bem sabes, eu não sou blogueira, não vivo de blog, o rejaneando serve pra construir estradas e afinar ritmos dentro do possível pra mim em termos de tempo. Fico feliz que tu consegues enxergar isso por lá, e devolve tão gentilmente.
    ps: tentei publicar o comentário outras vezes, acho que não consegui - vai novamente.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns meu amigo Dilso!
    És gigante e vencedor!
    O resultado, ao partilhar ideais e lutar por eles, encontrar e fazer amigos de verdade, pois sim, amigos de verdade têm os mesmos ideais! Sim, essa é a vitória! E tenho orgulho de ti, embora ainda não te conheça pessoalmente.

    Te agradeço de coração, o comentário e a presença na minha entrevista.
    Grande abraço para ti e família!

    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Divida conosco suas impressões sobre o texto!