.

domingo, 9 de outubro de 2011

Hermano, o mãos de cavalo (uma leitura possível)**


 O romance Mãos de Cavalo, de Daniel Galera, apresenta em sua estrutura uma interessante disposição de ideias encaixadas no texto de maneira bastante criativa e madura. Sua arquitetura ganha planos independentes que se intercalam ao decorrer da narrativa, quase como um encontro entre o presente e o passado. Nota-se também, diferentemente do plano da juventude, uma linearidade na narrativa a começar pelo chamamento dos capítulos que se iniciam com horas. Quando a personagem (Hermano) corre de bicicleta e quinze anos mais tarde corre com seu carro (Pajero) é como se os dois tempos andassem para um encontro sublime e não premeditado consigo mesmo. A explicação, talvez, para o nome dado ao romance, seria justamente no aspecto que diz respeito a essa corrida. O cavalo, obviamente, não tem mãos, mas patas, o que nos leva a pensar na forma com que o animal se utiliza desses membros, nos trazendo de volta ao andamento do romance. Metonimicamente as mãos são as partes que representam a personagem central, Hermano e sua “cavalgada ou carreira” na busca por ele mesmo.
   Desde o primeiro capítulo já percebemos uma riquíssima descrição de detalhes, tanto em situações ocorridas com as personagens, quanto nos espaços. Essas descrições minuciosas facilitam, também, na construção de imagens com elementos e situações engendradas na busca de harmonização entre a(s) narrativa(s): a fase adolescente e a adulta. Acompanhando a trajetória do protagonista, ruminada através de suas recordações, temos a impressão de que ocorreram algumas situações bastante traumáticas e contundentes que se refletem agora, no tempo adulto.
    Veja a seguinte passagem como exemplificação do que queremos dizer:
   “Ao pensar no nome da filha percebe pra onde, na verdade, está guiando seu Mitsubishi Pajero. Pela primeira vez na vida, se sente à vontade pra admitir pra si mesmo que não gosta do nome” (p. 96). Aqui a personagem já começa a refletir sobre o homem que se tornou. Seus medos e sua suposta covardia repercutem nas situações que agora vivencia.
   O paralelo em que os dois tempos andam e se comunicam é que fazem com que, progredindo e retrocedendo, prendemo-nos a leitura para não perder-se nenhum fio. E assim, até o final, temos a impressão de sermos os responsáveis por criar a ponte e a tessitura de reconciliação entre os dois caminhos: o do passado e o do presente de Hermano.

** Confesso que para mim é difícil atrair-me por textos contemporâneos, mas esse inquietou-me de uma maneira bastante particular. Assim, ofereço essa pretensiosa resenha/dica de leitura à minha amiga Rejane Martins que tão bem sabe apreciar um bom e velho texto existencial... 
Obs: E ainda por cima é regido pela pena de um gaúcho que tem a minha idade: Daniel Galera (1979). Bom demais! 

7 comentários:

  1. Eu fico impressionado com essa sua capacidade de enchergar coisas que a gente não encherga quando aprecia um texto, ou um filme, ou uma ópera... Eu sou meio burrão nessas coisas... Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Bem... eu ainda não li Mãos de Cavalo mas lerei, é certo, porque o gaúcho Daniel Galera me vem com tua preciosa indicação, Dilso. Não só pela consideração que tenho por tua opinião e pelo carinho da dedicatória, mas pela abordagem que nos apresenta. Tua resenha aponta, guia e convida ao texto, expõe teu ponto de vista e o sustenta de forma inteligente e instigante - um convite irrecusável à leitura! Abres mais uma porta para uma qualidade de crescimento importante de quem te lê, como eu - indício claro da tua subjetividade, querido Dilso.
    Agradeço-te muitíssimo por tudo e vamos ao Hermano e suas estradas!

    ResponderExcluir
  3. Dilso, meu grande amigo, ainda não conheço o autor e a obra, mas pela tua resenha e exegese, fiquei curioso e motivado a conhecer. Tens mesmo o dom da percepção das entrelinhas.
    Obrigado por compartilhar conosco tua visão literária privilegiada.

    Saibas que tens aqui um grande amigo, admirador de tua pessoa, de teu talento e de te trabalho. Sou aficionado por tua gramática porque lembra-me muito a de Machado de Assis, impecável.
    O bom para mim é que não preciso escolher palavras para facilitar o entendimento, pois o que para os outros é preciosismo, para ti é coloquial.

    Parabéns pela perspicácia!

    Abraços do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu comentário! O livro é muito bom, trabalha muito bem a questão do tempo e, além de tudo, se passa aqui no Rio Grande do Sul... juliana_arenhardt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Dilso, meu amigo!
    Achei interessante a obra, não conheço, e não terei tempo de ler, infelizmente.
    Fiquei aqui pensando, ou melhor, tendo meu devaneio da madrugada...,
    quem sabe um dia não farás uma resenha de um livro meu? Quem sabe?...
    E eu não farei um artigo de um livro teu???

    O que o futuro nos reserva, caro amigo?

    Abraços e ótima semana! Para ti e as gurias!

    ResponderExcluir
  6. Não li esse livro, mas quem sabe, futuramente? Gostei muito da resenha. Tem algo que "invejo" muito: poder de síntese. Conseguiu pincelar aspectos relativos à obra sem estender-se demasiadamente.

    É muito bom que leiamos obras contemporâneas, porque elas podem atrair leitores mais jovens, em sala de aula. Especialmente, narrativas curtas e com uma linguagem mais familiar.

    Abração e ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. Dilso,
    querido amigo! Passei para desejar as tuas "bebês" um feliz dia das crianças, mas o seguinte, fala para elas, está bem?
    Beijos a todos e a esposa também! :)

    ResponderExcluir

Divida conosco suas impressões sobre o texto!