Resumo: Neste artigo, abordamos a incorporação da infância nos estudos sociológicos analisando o texto A Menina Avoada, de Manoel de Barros. Apresentamos a criança como um ser humano em formação e potencialmente capaz de criar e de modificar culturas, considerando seus processos de apropriação, reinvenção e reprodução realizados na interação com os outros e em seu desenvolvimento. Estudamos os quatro eixos estruturadores das culturas da infância: ludicidade, fantasia do real, interatividade e reiteração. Entendemos, também, que a palavra escrita e as ilustrações são fundamentais à compreensão plena da obra, conjunto gerador de significados que nos impõe a necessidade de repensarmos nossas concepções sobre criança, infância e cultura.
Palavras-chaves: criança; sociologia da infância; literatura e infância; leitura da literatura na infância.
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Prezado amigo Dilso,
ResponderExcluirO universo infantil é mesmo encantado e mágico.
Manuel de Barros conhece bem a psicologia infantil.
Fui ler a brilhante análise que fizeste juntamente com tua colega Janice.
Fizeram, deveras, um trabalho admirável e notável.
Há tempo não lia um texto tão saboroso como este.
Parabéns a ambos pela sageza e cultura!
Abraços amigo!
Oi Dilso,
ResponderExcluirTudo bem? O artigo é interessante e nos apresenta esse universo em eixos bem específicos, permitindo a quebra das barreiras para o convencionalismo da cultura. Parabéns pela parceria!
Lu
Dilso, meu amigo!
ResponderExcluirVim te deixar um parabéns pelo artigo.
Neste momento é quase 4h da madrugada, sem condições de comentar, pelo cansaço mesmo.
Um grande abraço!