.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

DONA NADICA


 Cansada de desacordos, Srª. Nadica decide esquivar-se de si mesma e enfrentar a vida pelo avesso.
  Ao primeiro impacto, agora com os olhares abertos, não sabia ao certo o que via. Tudo lhe parecia opaco, longínquo... Naturalmente foi se sentido oblíquoitada, borrada por aqueles excessos de iluminação. Os olhos pareciam descrer naquelas exterioridades. 
  No segundo momento – acostumando-se –, já conseguia aceitar que aquelas mãos eram suas. Resolveu então apalpar-se e, sim, teve a impressão de ir dando à luz a si mesma. 
  O dia já ia pedindo pernoite e suas pálpebras, silenciosas, caindo pelas beiradas do mundo. O sono vinha chegando devagarzinho, devagarzinhando e desiluminando a Terra por metade. Acordada para fora, Dona Nadica só adoecia. Aos poucos, abriam-se outros olhos, foi se acalmando como se esperasse os devidos co-lírios – medicação necessária para se ver melhor nas flores... 
  Os horizontes foram crescendo e outras cores faceirando às distâncias. Mas tudo aquilo não mais importava. Nadica nunca mais teve coragem de contemplar nenhum dia. Ficou ali, acendendo-se sozinha... 
  Dona Nadica morreu assim: muito antes de ter nascido outro daqueles sóis lá de fora. E é tudo o que se sabe dessa mulher, Dona Nadica de Nada. 

3 comentários:

  1. Sensacional! Amei dona Nadica! Foi sem nunca ter sido.
    Maravilha! Parabéns.
    Um grande bj

    ResponderExcluir
  2. Dilso, meu amigo!

    Estou dando uma pausa no blog, mas vim especialmente te agradecer pelo carinho das palavras na publicação que fizemos em parceria, eu e o Jorge Pimenta.

    Teu comentário é uma postagem inteira!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. é, amigo dislo, a morte começa mesmo dentro de nós tantas vezes antes do tempo - ou, como magistralmente sintetizas no final, há quem morra antes mesmo de ter nascido.
    grande texto, com uma profundidade filosófica impressionante que, uma vez cá e aos poucos recuperando a confiança na(s) palavra(s), me recordam de como há escrita de que sinto falta.

    um forte abraço e um agradecimento pelas tuas extraordinárias palavras lá no orvalho do fim do medo.

    ResponderExcluir

Divida conosco suas impressões sobre o texto!