.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

INTELIGÊNCIA EM CRISE

É muito triste acordar pela manhã e ter que engolir junto com pão e café, notícias tão vis quanto as que estamos sendo obrigados a digerir: imagens de professores sendo agredidos a cassetetes pela polícia. Prova de nosso atraso humano, pois, estejam certos, um país que trata seus docentes como bandidos estão, ao inverterem as coisas, fomentando mais escuridão. E pensar que ainda há pessoas empunhando cartazes pedindo intervenções ao estilo 64. Ironia triste!
Quanto a isso, atentem bem. Exigir em meio a protestos democráticos a volta da ditadura militar, só serve como paradoxo. Não sabe o que é paradoxo, democracia, ou ditadura militar? Pois então, mais uma prova de que precisamos urgentemente deles (dos professores). Façam as contas. Pensem no que estamos passando. Cansado de ouvir notícias sobre educadores sendo massacrados pela polícia. Sinto que, quando eles apanham, nossa inteligência toda é que sangra e escorre pelo ralo.
Porém, se você segue o estilo “eles merecem mesmo”, tenho uma informação para te dar. Tirem seus filhos da Escola, eles estão sendo instruídos por pessoas cujo objetivo é complexo por ser simples e belo por ser necessário: “futurá-los”. Não, não aguento mais tanto estrago e verdades pouco tragáveis, porque o coração sabe o que a razão está impondo, e, sim, ele sofre por conta desse tanto de barulho insistindo em se tornar rotineiro e natural. Só fico pensando o que pensaria o povo japonês ao perceber a reverberação desses terremotos morais que se abatem sobre as cabeças desses profissionais que eles tanto presam e cuidam. Devem nos pensar como o país mais desprezível do mundo, ou simplesmente nos ignoram e subestimam por conta de nossos próprios barbarismos. Depois do que aconteceu, teria vergonha de falar com algum deles. Na certa que nem me ouviriam, sabendo de onde venho. Nem mesmo um tradutor poderia nos ajudar agora. Primeiro precisaríamos ter a atenção certa.
Contudo, por outro lado, os professores devem sim apanhar da polícia. Está certo, poxa! Esses elementos são mesmo odiosos. Podem, inclusive, espalhar o repúdio pela violência utilizando-se de armas perigosas e mortais como um pedaço de giz, um quadro negro e um acervo municiado com muitos livros de História, Filosofia, Literatura, Matemática... Se não forem detidos logo, temo que o país corra um sério risco de ter um futuro melhor, mais bonito e esperançoso pela frente.
Bom trabalho. Pau neles!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divida conosco suas impressões sobre o texto!