.

domingo, 8 de novembro de 2015

O BOI VELHO DE SIMÕES

A vida se resumia em trabalho duro. Todos os dias seu couro era riscado por varadas secas. O sofrimento acostumou-se em seu lombo. Na canga tinha existência cativa e dolorida. Quando zumbia no ar a vara fina, sabia que logo atrás vinha o impacto da dor, precisava andar.  A dureza lhe fez entender à rotina do campo: APANHAR, puxar arados, APANHAR, puxar carroças e APANHAR no final do dia, carregando um enorme ípsilon de madeira sobre o pescoço, isso para não cruzar a cerca.
Jovem, sua força era descomunal. Como então permitia que lhe castigassem tanto? O que havia de errado naquele animal? Não era ele, meus amigos! Para o velho senhor, seu dono, o bicho não merecia respeito. “Ele não tem alma!” – repetida gargalhando ao sacudir o relho – “Matuto não sente. Besta não sente, compadre!”
Mas um dia o boi ficou velho. Mal podia se mover. E já que perdeu a serventia, decidiram então matá-lo. Puxaram-lhe firme. Levou o dobro da surra que de costume, estava difícil levantar. Assustado das bancadas, mugindo, como quem pede calma, ficou de pé, ganhou forças e movimentou-se até o destino. O rodopiar do esmeril de pedras, espichou uma língua de fogo em seu focinho. A adaga parecia já amolada. Dois homens, um segurou o pescoço e o outro, de um golpe só, estocou a facada. Pobre bicho. Não entendeu a mensagem. Com a boca engolfada de sangue, se moveu. A violência era tão frequente, que mal sabia a diferença entre varada, chicotada ou grito. Aquela dor era nova. O resto de suas forças levou-o ao “todo o dia”. O golpe o fez caminhar mais uns metros, entendeu que precisava. Ajoelhou-se à frente da canga e tombou o pescoço à espera de mais um risco no lombo. Não veio. O boi velho ficou, e ali dormiu assustado – havia descansado pela primeira vez: estava morto.
------------------------
Recriei, a meu modo, um dos contos mais tristes e impactantes que já li em toda a Literatura Brasileira. Ele está em “Contos gauchescos”, de Simões Lopes Neto; o título, “Boi velho”. A cena final me deixou absorto por dias. Cumpriu seu papel de inquietar. Então achei prudente escrever este texto, pois entendi assim as imagens. Entretanto, claro, sugiro que o leitor procure o original. Incomparável o escrito. Cometi este plágio de propósito, tudo para te fazer chegar nele, no Simões. Sua fonte é primeira, limpa e te trará (espero) alguma purificação, alguma catarse. Seu toque é de universalidade, portanto, não há como não ser sentido aqui ou em qualquer outro tempo e lugar. Contudo, é preciso lê-lo.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divida conosco suas impressões sobre o texto!