.

terça-feira, 15 de março de 2016

PIBIDIANOS CONTRA O DETERMINISMO SOCIAL...

Não, ninguém é culpado pela riqueza econômica engordada à custa do racismo de nossos ancestrais, mas alguns dos de nós ainda usufruem dele. Continuam marcando ponto na história para conservarem-se no luxo do que começou a sangrar lá atrás. Hoje, por exemplo, sendo em média 51% de cidadãos negros no Brasil, só uma minoria dessa maioria consegue colorir cargos importantes ou mesmo bancos particulares de ensino, sobretudo em nossa região (para um bom observador, percebe-se um pequeno apartheid, sempre veementemente negado, claro). Estou mentindo? Observem. Percebam, sintam os motivos de minha inquietação.
Explico mais: historicamente estamos às margens, na periferia da sociedade autoproclamada “bem-de-vida”. Mas os ventos tortos que nos censuram os caminhos – acreditem! – não podem desnortear nossos espíritos, eles são como velas altas e confeccionadas para serem resistentes e coloridas. Ah, e sim! Não se preocupem, sabemos muito bem ajustá-las para seguirmos ‘marujando’ por este marzão turbulento junto com vocês, os deuses da sociedade pequeno-burguesa. Netuno não subestimou Ulisses? Polifemo não ousou prendê-lo numa caverna? Pois o gigante ciclope enfrentado por nós (o que é engraçado) cega-se diariamente no pensamento pontiagudo de que somos “Ninguéns”. Digo bem, no plural mesmo, já que há muitos Ulisses dentro desta nau: além dos professores, alunos e comunidade, temos mais “Alguns” – os heróis do Pibid e outros de seus irmãos. Pois é. Acho que logo chegaremos a Ítaca (aqui representada como dignidade!).
Ingênuo, eu? Ah, meus caros! Ingenuidade é perceber uma capa de chuva que se descobre no outro, e na ânsia de ajeitá-la, encharcar-se todo, já que ambos pensam ser este o nosso dever. Depois é só curtir uma gripe solitária e oblíqua! Doença que causa conforto a quem ficou seco. Pena. Em lugares pouco mais civilizados isso ganharia o nome de educação, lonjuras onde as vias são todas de mão dupla. E garanto que todos os profissionais do ensino, juntamente a outros movimentos importantes, como o Pibid, fazem com que nos lembremos de que já ficamos tempo demais na chuva, ou nas abas do mundo. É hora de nos levantarmos, irmãos. Chega de aguardar até que o tempo melhore, ajustemos nossas capas e sigamos a vida sem precisar nos molhar tanto. A educação existe para que sejamos iguais. Basta de determinismos. Na dúvida, vá nos ajudar nas escolas públicas e melhore o mundo, ponha cor nele, assim como fazem cada um de nossos ‘pibidianos’... Morrendo? Não, não podemos permitir que morram, pois o sinônimo de Pibid é esperança. Deixe-os sair da caixa, Pandora. Deixa... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divida conosco suas impressões sobre o texto!