.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

MEMÓRIAS DE UM VAGABUNDO

“Tudo o que não invento é falso.”
                             (Manoel de Barros).

Não passo de um 'estoriador' de memórias inventadas. Um coletor de imagens perdidas e ‘amanoeladas’. Um vagabundo ‘passarinhador’ de coisa nenhuma. Mestre do nada e doutor na engenharia de encher vazios. Sei também que o que uma criança vê você já esqueceu. Deixou guardado demais os olhos daqueles meninos. Quais meninos? Ora! Aqueles que você foi.
Quanto as minhas vagabundagens, elas só vieram à tona quando descobri a "Palavra Criança", desde então fico brincando e me esqueço de horizontar o tempo dos adultos, deixo explodir aqueles que te acusei de esquecer (os meninos, os nadas). Acho até que todas as palavras deveriam ser 'encriançadas', explodidas. Palavra não é coisa que se engarrafe:
"Pedrada no vidro. O vidro quebrou. Garrafa quebrada. Desculpe, sinhô!'"
Ah, não consigo parar... virei guri, sô!
Nunca consegui, fora da palavra (música eu não sei fazer), unir determinado tempo a um dos de mim. Difícil escolher um daqueles – em um só ano podemos ser tantos! Bem diferente da matemática. Nela sobram dedos, um mais um sempre dará dois.  A escrita, a poesia, nos ajuda a não dizer 'coisa que vivi'. 'Coisa' é o nu, o pelado que ainda não se 'empalavrou'. Beija-flor! Pronto. Já vesti dois. Parece um, não parece? Próximo!
Se estou mentindo? Nunca. Quando escrevo, toda a história que invento é a mais pura verdade. Outro dia mesmo, ao passar em frente de uma casa, recordei que ali morava um antigo amigo. Foi por acaso. Mesmo assim, olhei e logo senti sobre os ombros uma cachoeira repleta de imagens – estávamos na primeira série. E embebido naqueles "ontens", subi para respirar. Foi quando a lucidez me encheu de presentes: "Não sabe dele. O amigo não é mais o que anda cheio de barbas aí pelo mundo. Aquele que foste é que sabia daquele que ele foi. Ali é que se conheciam. No mais são estranhos." Só que o reencontrei aqui, nestas linhas. Onde também o deixo.  
Pois é, o poeta tinha razão: “Há histórias tão verdadeiras que às vezes parece que são inventadas.” Escrevendo sinto-me até um maestro de cada um dos de “mins”. Afinar todos é que é difícil. Os meninos não param de meter os dedinhos neste texto (não sei se repararam), desconhecem a doença da razão e da coerência textual. Deixo que brinquem. Aqui foram eles que me dedilharam, inventaram coisas, estes arteiros. Por isso, perdão aos adultos que clamavam por um texto bom. ‘Vagamundei’, desrespeitei a lei. Aqui foram os garotos que trabalharam por mim.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divida conosco suas impressões sobre o texto!