.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

DEUSES E HERÓIS


Hoje resolvi pensar sobre os heróis que permeiam o universo dos quadrinhos. Eles não são muito diferentes dos clássicos greco-latinos, aliás, dá para fazer uma comparação muito boa deles. Estudar sem usufruir de analogias não pode ser bom. Precisamos sempre trazer as sabedorias para os nossos paladares, que são os conhecidos. Confesso que comecei a gostar dos heróis por via dos épicos, das tragédias e dos deuses que tomavam conta dessa dimensão. Mas isso diz respeito a mim, aos meus temperos. Então, porque não comparar em uma aula de Literatura para o Ensino Médio, por exemplo, os super-heróis dos gibis com os grandiosos de Homero? Dá até para falar de filosofia, por que não?  
Acompanhem comigo:
Mercúrio é o planeta que está mais próximo do Sol, ou seja, sua rotação é mais rápida do que a dos outros. Mercúrio faz referência a Hermes, o arauto dos deuses, ‘ente’ que tem asas nos calcanhares. Sabem quem faz correspondência a ele? Sim, o nosso Flash dos quadrinhos. Vênus, ou Afrodite, é a famosa “estrela da manhã”, pois é facilmente confundida com uma delas, uma vez que é a primeira a ser avistada à noite e a última a desaparecer ao nascer do Sol, tal como uma bela amante. Por isso chamamos também de afrodisíaco os elementos que remetem a potência sexual. Preciso falar da camisinha de Vênus? De acordo com minha filha, há uma heroína (a “Estelar” da DC Comics) que pode servir de comparação com esta deusa. Marte, o famoso Ares, o deus da guerra, vem por conta de sua vermelhidão. É um astro rubro. Lembra muito a paixão, que é a doença da alma, cor da fúria. Não é raro vê-lo em sua forma original nas histórias da DC. Netuno ou Posseidon (Aquaman) é, segundo os astrônomos, o planeta que, possivelmente, tenha mais água na superfície. Já Plutão, por sua vez, nome latina para Hades, é o mais distantes do Sol, ou seja, o mais escuro. Todos sabem que ele é o deus do mundo subterrâneo, dos mortos – lembrando Batman, o cavalheiro das trevas.   
Enfim, preciso confessar o meu preferido. Retirado e adaptado da obra “Assim falou Zaratustra”, de Nietzsche, o Super-homem, referido como Übermensch (o Além-Homem), é a fonte primeira para a criação do mais poderoso dos heróis conhecidos, ao menos o mais popular: o Clark Kent.
Sim, essas verdades me empolgam – como puderam ver. Contudo, encerro por aqui, a coisa é maior do que pensamos!

Não é melhor brincar de aprender assim? Eu gosto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divida conosco suas impressões sobre o texto!