.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

TODOS OS NOMES


Apesar de meu nome não ter significado algum, sempre acreditei neles. Tanto que minha filha mais nova se chama Caroline, alusão à esposa de Machado de Assis, a Carolina Augusta Xavier de Novaes. Tive uma gata que se chamava Sofia (em grego, sabedoria). Quando morreu, para dar continuidade a ela, adotei outro gato e pus o nome de Filoctetes (o Filo. Do grego, amigo). Juntando os dois teremos Filo + Sofia = Filosofia. Oriundo de uma obra de Sófocles, Filoctetes foi quem guardou as armas de Heracles, ou Hércules (a glória de Hera), como queiram. Minha esposa é a Carmem, ‘Carme’ é uma medida poética... É, parece que só eu não tive a chance de ser agraciado com a onomástica (pensamento sobre os nomes)!
Enfim, quando leio um livro, o primeiro elemento que me chama atenção são justamente os nomes dos personagens. Ali, certamente, está um universo inteiro, a personalidade, seu passado e, até mesmo, seu destino. Voltamos a Sófocles. Na tragédia de Édipo (o de pés inchados) podemos saber claramente o que acontecerá com o bebê só pela análise do nome. Ele seria amarrado pelos pés para ser morto, já que o destino, segundo a “esfinge”, faria com que este mesmo bebê voltasse, matasse seu pai e dormisse com sua mãe. Foi que aconteceu, a profecia se cumpriu. Inclusive tiveram uma filha, a Antígona (anti + gonos = a que não deveria ter nascido). Fruto do relacionamento de um filho com sua mãe, nem precisamos dizer que ela (a Antígona) viveu uma vida de maldição.
Claro que não falo sobre escritores comuns, desses que não arquitetam sua história. Até onde eu sei: se programar a morte por tuberculose de um de seus personagens, saibam que ele deve tossir já nas primeiras linhas. É por esse motivo que acabamos por ficar chatos e seletivos conforme vamos lendo. Até chegar um tempo em que não aguentamos nem mais passar os olhos pelas páginas de obras que não apresentem qualidade. Saibam que o bom escritor não pode cometer excessos. Vejam Machado de Assis, por exemplo, criou um homem chamado Beltrão, ele era para ser um comum, como um José, de Drummond, ou um Severino, de João Cabral. Acompanhem: fulano, sicrano, beltrano (Beltrão).
Intrigante – pelo menos para mim – quando me pego de frente a um “Sevenbois”, um “Iago” (ele é o mau, o vilão em Otelo, personagem shakespeareano), ou a algum híbrido de novela das oito com filmes americanos. Atentem a isso: os nomes simples carregam muito mais significados, minha gente! Mateus, por exemplo, (mat + theo = presente de deus); Felipe (filo  +  hipos = o amigo do cavalo, por isso era nome de rei). E por aí vai.

Vamos pensar bem os nomes, tanto na vida quanto na arte. Os filhos e a literatura agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divida conosco suas impressões sobre o texto!