.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

SEXTA-FEITA 13 E OS GATOS PRETOS


Não é difícil encontrarmos pessoas supersticiosas. Estas até não me assustam. O excesso é que preocupa um pouco mais, pois daí há fanatismo e uma ignorância ímpar a respeito das coisas. Na História ou na ficção, tudo bem, até toleramos uma “cruzada”, já que é impossível mudar o passado. Vejam bem! Os gatos foram perseguidos no final da Idade Média, acima de tudo os pretos por razões pouco razoáveis: acreditavam que eram seres místicos e que confluíam verdades com o demônio. Por esse motivo foram em grande parte exterminados pelos fanáticos “endeusados” da época. Porém, como dizia Lavoisier, “na natureza nada se cria, nada se forma, tudo se transforma”. Então chegou a vez dos ratos. Eles tomaram conta de grande parte da Europa e a peste bubônica matou milhões de pessoas. Chamavam-na também de a peste negra.  Tudo bem, não desejo cometer atemporalidades por aqui! Os cidadãos medievos não eram como os de hoje. Informação, poucos recebiam. Instrução, nem se fala.
Contudo, nestes dias, não é justificável a agressão a qualquer animal, seja um gato preto, amarelo, azul, rosa... Enfim, todos sabem que crendices que têm como objetivo a morte de algum bicho, não se justifica mais. O único ser egoísta e que modifica o mundo conforme suas necessidades é o homem. Não, meus amigos, o planeta não é só nosso! Essa coisa de ficar inventando teorias para justificar pecados tolos que só existem dentro de cabecinhas cheias de vento é uma palhaçada. “Cabeça vazia, oficina do diabo”, já afirmava minha avó.
O que mais me indigna – preciso confessar – é observar por aí tanta gente que ainda crê nisso. É como se os bichanos não sentissem nada e não fossem dignos da existência. Inclusive, quando eu era garoto, lembro ter ouvido um senhor falando mais ou menos assim: “Matei aquele gato maldito. O desgraçado não queria mais caçar ratos no galpão. Deus fez os bichos para nos servir. Se não servem é justo que eu os mate ou os coloque num saco para largar por aí.” Nunca mate, ou abandone nenhum cachorro ou gato. Se os abandonar, eles ficarão te esperando para sempre. Depois não adianta voltar para casa, se ajoelhar antes de dormir e rezar. Nenhum deus que se prese vai ouvir suas hipocrisias malditas. Espero que não exista inferno! Reze para isso.
Há também os que têm horror a gatos pretos, sobretudo em sextas-feiras 13. Talvez estes últimos sejam os mais imbecis. Nem sabem que estão engordando uma ideia que já saiu de moda desde o século XIII ou XIV.  Sim, a pior das epidemias é mesmo a ignorância. Por favor! Vamos ler mais, pessoal!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divida conosco suas impressões sobre o texto!